sábado, 18 de julho de 2015

A Inspiração de José Rodrigues dos Santos






José Rodrigues dos Santos é Jornalista um grande autor português contemporâneo. Os seus livros são sempre esperados com ansiedade pelo seu publico. Alem de todo o mistério que o caracteriza, tem sempre algum romance e a inspiração ele vai buscar à sua própria vida ou aos seus antecedentes, assim:

















No seu primeiro romance, A Ilha das Trevas, usou a sua propria vivência pessoal e profissional na ilha de Timor numa altura muito especifica.















Em A Filha do Capitão, a personagem Afonso, um dos oficiais portugueses que participa nas batalhas da I Guerra mundial, baseia-se no seu sogro



















Em A Vida num sopro, três avós do escritor servem de inspiração para uma historia que se passa nos anos 30. Nesse livro, ele junta num romance a avó materna com o avô paterno. Porem, na vida real, só se terão visto uma vez, no casamento do jornalista.
Por outro lado, o cão Nilo "tão esperto que até ia as compras sozinho" existiu na realidade.

















A personagem Zé da Paz de O Anjo Branco é o seu próprio pai, conhecido como o Dr. Paz. Em Moçambique criou uma linha aérea para assistir doentes nas aldeias, e o forte episódio da sua chegada a aldeia de Wiryamu, depois do massacre de 1972 foi uma realidade. O pai, a quem chamavam Anjo branco é quem aparece na capa do livro.














Em O Setimo selo, o agente da Interpol, Orlov, é um típico comilão que passa o tempo a comer de forma pouco civilizada. Esta personagem é inspirada num amigo do autor, mas este recusa-se a dizer quem é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário