sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Jeanne Louise Calment

 Jeanne Louise Calment,  é considerada a pessoa que mais tempo viveu no mundo, com registros e comprobatórios válidos. Jeanne viveu  122 anos e 164 dias de vida (Arles, 21 de fevereiro de 1875 — Arles, 4 de agosto de 1997). 
20 anos

Foi noiva de Van Gogh, quando tinha 14 anos e a Torre Eiffel começava a ser construída.Numa entrvista em 1988 ela disse que o pintor: “… estava sempre sujo, mal vestido e era um homem sombrio”.

Jeanne Calment teve sempre uma vida ativa para sua idade, praticava desportos como esgrima, até os 85 anos. Passeou de bicicleta até os cem anos. Morou sozinha no seu apartamento até os 110 anos. Conseguiu andar até os 115 anos.
Os segredos da sua longevidade? O azeite, o vinho do porto e o chocolate.
Diariamente fumava um cigarro e bebia um copo de vinho tinto. E até à sua morte comia cerca de 1Kg de chocolate por semana
Seu pai terá vivido até aos 97 anos e seu irmão até ao 93.
Casou com um primo em segundo grau, Fernand Calment e seu casamento durou 46 anos, até à morte do seu marido. Ela também viveu o suficiente para vivenciar a morte de sua única filha e de seu neto num acidente de mota
Aos 117 anos deixou de fumar o seu cigarro diário e não por lhe fazer mal o vicio, mas sim porque, como estava quase cega não queria ter de pedir o isqueiro aos outros

60 anos
Quando tinha 90 anos Jeanne Louise, que já não tinha herdeiros, firmou com André-François Raffray (um advogado de 47 anos) um contrato estipulando que ele herdaria sua casa desde que lhe pagasse uma renda mensal de 2500 francos. O valor original da casa estava pago após 10 anos, mas quis o  destino que Raffray pagasse a Madame Calment durante 30 anos, e alem disso também morreu antes dela, aos 77 anos, e sua viúva continuou pagando a ’renda’ até a morte da proprietária.
Até seus últimos dias, Madame Calment esteve lúcida e teve sagacidade para pensar. Quando, em seu aniversário de número 120, perguntaram sua opinião sobre o futuro, ela deu uma resposta incrível: ”Vai ser muito curto“.
Numa entrevista, um jornalista lhe disse: “Nos vemos! Quem sabe no ano que vem…”. E Madame Calment respondeu: ”E por que não? Você não parece estar tão mal, apesar de tudo!
Frases e regras de vida da Madame Calment:
 – A juventude é um estado da alma, não do corpo; por isso eu continuo sendo uma garota. Eu simplesmente não olho para a minha idade.
– Nunca pareci tão bem como nos últimos 70 anos.
– Se eu tenho rugas, eu me dano para elas.
– Tenho uma única ruga, e estou sentada em cima dela.
– Todos os jovens são maravilhosos.
– Deus se esqueceu de mim.
– Sou apaixonada pelo cinema.
– Eu nunca uso maquiagem porque eu rio de chorar e choro de rir muitas vezes.
– Se você não pode fazer nada sobre alguma coisa, não se preocupe com esta coisa
– Tenho uma grande vontade de viver e um bom apetite, especialmente para as guloseimas.
– Enxergo mal e escuto mal e me sinto mal, mas isso tudo é uma bobagem.
– Tenho pernas de ferro, mas, para ser sincera, elas começaram a enferrujar um pouco.
– Sempre aproveitei de quase toda situação.
– Respeitei os princípios morais e não tenho nada do que me arrepender. Sou sortuda.
– Acho que vou morrer de tanto rir.
– Eu estou sempre sorrindo. Acho que esta é a razão da minha longevidade.